The New Look: série conta sobre rivalidade de Dior e Chanel

Série já estreiou na Apple TV e retrata diferenças das maiores marcas francesas da época.

Foto de divulgação da série "The New Look".
Divulgação de “The New Look”, série da Apple TV.

Tudo sobre a série

Esta é para os apaixonados por moda e história! The New Look, nova série da Apple TV, conta a história do ícone da moda, Christian Dior, e sua ascensão como um dos maiores estilistas de todos os tempos. Ambientada no período da Segunda Guerra Mundial em uma Paris ocupada por nazistas (1939-1945), a série foca na carreira do designer e de seus contemporâneos: Coco Chanel, Cristóbal Balenciaga e Pierre Balmain. Além disso, a produção está cheia de coleções icônicas, fontes de inspiração e dramas pessoais.

Na época, Dior então ganhava fama com a imprensa e público por conta de suas criações de luxo focadas em elementos femininos, como cintura marcada e saia ampla, em contraste ao estilo Chanel, que se popularizou durante os anos da Guerra ao propor cortes retos e quadrados, devido à escassez de tecidos na época.

O nome do seriado faz referência justamente à silhueta mais marcante de Dior, que assim revolucionou a moda e mudou a forma como as mulheres da época se vestiam. Conhecida como “New Look”, a silhueta icônica foi criada em 1947, inspirada em uma flor e consistia na combinação de uma saia plissada ampla, jaqueta em formato “ampulheta”, chapéu de abas largas, luvas e scarpin de bico fino.

Modelo usando "The New Look" de Dior: chapéu preto, jaqueta acinturada, saia plissada longa.
“The New Look”, de Christian Dior.
Foto: Serge Balkin/Vogue, 1947.
Le Lis Blanc Blazer Cropped
Le Lis Blanc Blazer Cropped
Carmim Saia Preta Plissada
Carmim Saia Preta Plissada
Schutz Sapato Scarpin Salto Fino
Schutz Sapato Scarpin Salto Fino

Diferenças

Enquanto Dior vivia seu ápice criativo, Chanel ia entrando no ostracismo. A partir disso, a série retrata a rivalidade entre os dois e como Christian Dior revolucionou a moda, então trazendo feminilidade e estética romântica como objetos de desejo, e assim estabelecendo o padrão de estilo dos anos 50.

Com 10 episódios, a série “The New Look” chegou ao streaming dia 14 de fevereiro, com episódios sendo lançados semanalmente às quartas-feiras. Em seguida, explicamos os motivos da rivalidade entre os estilistas, além de deixar aqui as peças que são a cara do “New Look” de Dior! Para quem é fã da marca, toda a seleção conta com elementos que Dior adorava: feminilidade, delicadeza e claro, muito glamour.

NXT LVL - Iorane Vestido Preto
NXT LVL – Iorane Vestido Preto
Arte Sacra Vestido Nude Tule
Arte Sacra Vestido Nude Tule
Arte Sacra Vestido Vermelho Tule
Arte Sacra Vestido Vermelho Tule
Carmim Vestido Off Estampado
Carmim Vestido Off Estampado

Rivalidade entre Dior e Chanel

Christian Dior em 1957.
Christian Dior em 1957.
Foto: Tony Armstrong Jones
Coco Chanel em 1936.
Coco Chanel em 1936.
Foto: Getty Images

Apesar de propagarem estilos diferentes, Christian Dior e Coco Chanel tinham algo em comum: compreendiam diferentes tipos de mulheres e sabiam atender às suas necessidades. Além disso, sem a originalidade das criações de cada um, a moda provavelmente não seria o que é hoje.

Quando Christian Dior começou a ser notado no mundo da moda com seu “New Look“, em 1947, ele também trouxe consigo elementos que transbordavam feminilidade, como por exemplo: cinturas marcadas, quadris acolchoados, tule e seda, todos provenientes de seu amor pela Belle Époque – período de cultura na história que retrata os “anos de ouro” de beleza e inovação.

Estilo Dior

É verdade que os looks não eram práticos (alguns chegavam a pesar 27 quilos!), mas a intenção de Dior era justamente fugir de modelagens e tecidos pragmáticos, que por sua vez dominaram a moda durante a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de material. Ele não estava interessado em praticidade, e sim em looks que exalavam beleza e glamour.

Charlize Theron em vestido Dior preto, Oscars 2014.
Charlize Theron em 2014.
Foto: Getty Images
Bella Hadid em vestido Dior vermelho, Cannes 2018.
Bella Hadid em 2018.
Foto: Getty Images
Carey Mulligan em vestido Dior rosa no festival de Cannes.
Carey Mulligan.
Foto: Getty Images

Estilo Chanel

Coco Chanel, por outro lado, não concordava com essa visão. “Olhe como são ridículas essas mulheres, usando roupas feitas por um homem que não conhece mulheres, nunca teve uma e sonha em ser uma”. E ela não parou por aí… Certa vez, declarou que uma mulher sentada vestida de Dior mais parecia uma “poltrona velha”, afirmando: “Dior não veste mulheres. Ele as estofa.” Chanel então o acusava de retroceder a moda feminina para os ideais do século 19, época em que mulheres eram apenas objeto de admiração dos homens. Por sua vez, Christian Dior via então a situação de forma diferente, afirmando: “Eu vejo meu trabalho como uma arquitetura efêmera, dedicado à beleza do corpo feminino.”

Não é difícil compreender porque Chanel tinha tanta aversão pelo “New Look“, afinal, ele representava o completo oposto de tudo que ela defendia com seu trabalho. Ela, por exemplo, adorava incluir detalhes masculinos nos designs porque segundo ela, isso empoderava mulheres. Ela se livrou dos corsets e se inspirou muito na moda masculina e esportiva, tornando suas roupas mais democráticas, e principalmente, confortáveis.

Kristen Stewart usando conjunto casaco e calça Chanel, Oscar 2022.
Kristen Stewart.
Foto: Getty Images
Olivia Rodrigo usa conjunto Chanel vintage em visita à Casa Branca, 2021.
Olivia Rodrigo
Foto: Getty Images
Kaia Gerber desfila para Chanel.
Kaia Gerber
Foto: Getty Images

Contribuição para moda

Dior sempre reconheceu o impacto que as mulheres tiveram em suas criações, sendo fortemente influenciado por elas e partilhando crédito de seus feitos com suas companhias de trabalho, então enfatizando que suas relações com elas eram extremamente colaborativas. Sua mãe e sua irmã sempre fizeram parte da vida do estilista, sendo muito próximo de ambas, e atribuindo muitas inspirações à sua mãe, por exemplo, que era uma mulher exuberante e elegante.

Entre as fãs do estilista, estava a Princesa Margaret, por exemplo, que visitou seu ateliê aos 18 anos e três anos depois, em seu aniversário, usou um modelo de alta costura creme de um ombro só de Dior, alegando ser este o seu “vestido favorito de todos”.

Chanel e Dior, mesmo que em lados opostos da moda, se unem pelo propósito de ajudar mulheres com suas roupas. Chanel, por um lado, queria que suas clientes se movessem e tivessem conforto em suas roupas, assim como tinham os homens. Para ela, isso significava emancipação feminina. Dior, por outro lado, não queria criar roupas práticas e comuns, mas vender sonhos e um respiro de beleza em meio à uma sociedade atarefada, dando às mulheres a chance de se sentirem extravagantes e glamurosas. Confira aqui nossa seleção especial inspirada no “New Look” de Dior!

Luiza Botto Cropped Azul Liso
Luiza Botto Cropped Azul Liso
Iorane Saia Azul Plissada
Iorane Saia Azul Plissada
Schutz Sapato Scarpin Couro
Schutz Sapato Scarpin Couro
Needle & Thread Vestido Tule
Needle & Thread Vestido Tule
Barbara Bela Vestido Rosa
Barbara Bela Vestido Rosa
Schutz Sapato Salto Baixo
Schutz Sapato Salto Baixo
Lança Perfume Vestido Vermelho
Lança Perfume Vestido Vermelho
Amissima Vestido Jeans
Amissima Vestido Jeans

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *