Estilo country: como aderir à estética cowgirl

A estética cowgirl nunca esteve tão em alta! A gente te mostra como aderir ao estilo country com peças da TROC.

Beyoncé no Grammy 2024, usando chapéu de cowboy branco.
Foto: Kevin Mazur/Getty Images

Estilo cowgirl em alta

Se você esteve ativa nas redes sociais nas últimas semanas, com certeza notou a ascensão da popularidade do estilo cowgirl! Beyoncé, Kim Kardashian e Bella Hadid foram algumas das celebridades que aderiram aos looks western ultimamente, usando peças-chave como: botas e chapéu de cowboy, peças de camurça e jeans.

Para divulgar seu novo álbum, Beyoncé, por exemplo, apostou na temática western e foi o toque final necessário para impulsionar a tendência que já têm ficado em evidência por algum tempo. Já no início deste mês, a modelo Bella Hadid anunciou que havia participado em uma competição de rodeio no Texas, trazendo um toque de supermodel ao estilo das competições. Ainda neste mesmo mês, Kim Kardashian então apareceu com um par de jeans flare que combinavam perfeitamente com seu chapéu Stetson, um clássico da estética cowgirl.

Estilo country de Kim Kardashian: chapéu Stetson preto, top marrom e calça jeans flare marrom, casaco de pele.
Reprodução@kimkardashian/Instagram
Estilo country de Beyoncé: chapéu Stetson vermelho, top e saia vermelho, casaco de látex vermelho.
Reprodução @beyonce/Instagram
Estilo country de Bella Hadid: chapéu Stetson preto, top jeans azul.
Reprodução @bellahadid/Instagram

Ascensão da cowgirl

Atualmente, apesar da estética cowgirl estar em alta, os pilares de inspiração western fazem parte da moda há muito tempo. Itens como calça jeans, chapéus e botas de cowboy, por exemplo, passaram e ser reproduzidos fora do contexto rural e lançadas para consumidores urbanos há muitos anos atrás. Embora tenha sido popularizada com o tempo, a origem do estilo cowgirl vêm da celebração de um estilo outrora invisível perante a sociedade, contando uma história que vai muito além da imagem, atravessando outros fatores culturais.

As botas de cowboy, por exemplo, surgiram em 1850 e se popularizaram como item fashion só 100 anos depois, através dos clássicos filmes de faroeste. Atualmente, o estilo cowgirl ganhou também uma imagem com mais glamour, no estilo de precursoras como Dolly Parton, que através de suas roupas anunciava suas origens, mas com muito mais brilho, cor e originalidade.

Recentemente, o rapper e diretor criativo da seção masculina da Louis Vuitton, Pharrell Williams, também foi outro que apostou no estilo cowboy ao apresentar a coleção de Outono/Inverno 2024 da grife durante a fashion week de Paris. Assim, a nova era country da marca consiste em camisas de couro no estilo western com bordados, colarinhos justos, cintos de couro com fivelas e claro, os clássicos chapéus.

Para quem já gosta do estilo country e quer criar novas combinações, ou por outro lado, para quem começar a montar looks assim, separamos nossos looks favoritos da moda country através dos anos e claro: onde encontrar essas peças aqui na TROC!

Como veremos adiante, a moda é sempre cíclica e se reinventa usando os mesmos básicos essenciais. Por isso, é sempre importante fazer a moda circular! Ao invés de descartar de peças antigas em ótimo estado, ou estimular a compra em marcas fast fashion de baixa qualidade, o melhor a se fazer pelo planeta (e pelo seu armário!) é vender e comprar em brechós. Assim, te mostramos agora como entrar na trend sem culpa! Confira a seleção completa de peças aqui.

História do estilo country

Originária do Velho Oeste americano, a moda country surgiu com intuito de produzir uma roupa funcional para o dia a dia dos cowboys, que precisavam do chapéu para se proteger do Sol, e também de uma bota diferente, por exemplo, que fosse mais fina na frente e com salto, para facilitar o encaixe do sapato no estribo do cavalo.

Já as calças jeans, por outro lado, eram ideais pelo custo-benefício do tecido, alta durabilidade e resistência do material, o que também explica a presença do couro. Assim, os elementos decorativos ficam nos bordados nas peças, nas fivelas (que eram, na verdade, medalhas!) e na gravata “bolo tie“, copiada de tribos nativo-americanas que buscavam um acessório diferente das gravatas tradicionais.

Moda cowgirl 1950 – 1970

Marilyn Monroe no set do filme "Desajustados", vestindo jaqueta jeans.
Marilyn Monroe no set de
“Desajustados” em 1961.
Foto: Eve Arnold
Jane Fonda no set de "Dívida de Sangue", usando botas, jeans, camisa xadrez e chapéu de cowboy.
Jane Fonda no set de
“Dívida de Sangue” em 1965.
Reprodução: Pinterest
Farrah Fawcett usando camisa de franjas e cinto com fivela.
Farrah Fawcett em
“As Panteras”.
Reprodução: Pinterest

Nas décadas de 50 e 60, devido à ascensão de popularidade dos filmes de Hollywood, os longas de faroeste se tornaram então clássicos da cultura americana, disseminando por aí o estilo cowgirl. Algumas das primeiras estrelas que incorporaram personagens com uma pegada western foram Marilyn Monroe, Jane Fonda e Farrah Fawcett, por exemplo.

Para reproduzir o estilo cowgirl desta época, aposte então em jaquetas e calças jeans de modelo skinny e flare, camisas xadrez ou com franjas, botas de cano longo e claro: um bom cinto! Embora essa combinação seja simples, é considerada um clássico que nunca sai de moda.

NYBD Jaqueta Jeans Pelinhos
NYBD Jaqueta Jeans Pelinhos
Levi's Camisa Branca Xadrez
Levi’s Camisa Branca Xadrez
Lolitta Calça Jeans Lisa
Lolitta Calça Jeans Lisa
Mezzo Punto Bota Preta Lisa
Mezzo Punto Bota Preta Lisa

Moda cowgirl 1970 – 1990

Sally Marvel Freeman nos anos 80, usando uma camisa jeans longa, chapéu e botas de cowboy.
Sally Marvel Freeman nos anos 80.
Reprodução: Pinterest
Dolly Parton vestida com roupas de camurça marrom e franjas, combinando com chapéu de cowboy.
Dolly Parton
Reprodução: Pinterest
Jerry Hall veste jaqueta de franjas brilhante e chapéu de cowboy.
Jerry Hall em 1980.
Reprodução: Pinterest

Nestas décadas, começamos a ver mais do estilo country glam, com as peças sendo adaptadas ao universo fashion. As camisas, por exemplo, podem se tornar alongadas e transformar-se em vestidos, as botas de cowboy oficialmente entram em cena e agora, a camurça e as franjas se tornam mais frequentes.

Assim, para atingir o estilo country dos anos 70 e 80, o segredo é complementar o country tradicional com elementos mais modernos e mais “boho” – de bohemian chic, estilo inspirado na cultura cigana. Uma combinação de vestido jeans ou calça flare, jaqueta de camurça e botas de cowboy, por exemplo, é perfeita para a época!

Rosa Chá Vestido Jeans Liso
Rosa Chá Vestido Jeans Liso
Carol Bassi Jaqueta Marrom Cotelê
Carol Bassi Jaqueta Marrom Cotelê
NV Vestido Jeans Amarração
NV Vestido Jeans Amarração
Paula Torres Bota Verde Aplicação
Paula Torres Bota Verde Aplicação

Moda cowgirl 1990 – 2010

Pamela Anderson em 1990, usando regata jeans abotoada e amarrada.
Pamela Anderson em 1990.
Foto: Kypros/Getty Images
Shania Twain em seu show, combinando peças rosa: top e shorts, casaco, chapéu e bota de cowboy.
Shania Twain em 1999.
Foto: AP Photo/Michael S. Green
Carrie Bradshaw vestindo jardineira jeans.
Carrie Bradshaw em Sex and The City, 2001.
Reprodução: HBO

Chegando em décadas mais recentes, notamos elementos mais ousados no estilo country: assim, chegam os croppeds jeans e o clássico styling da peça amarrada, a jardineira fica popular e os looks podem ser reproduzidos com maior variedade de cores: agora, até um conjunto rosa pode ter o estilo cowboy, que outrora era popularizado só em tons neutros.

Para reproduzir esse estilo, as regatas e croppeds são essenciais, e de preferência serão combinadas com outra peça jeans, como por exemplo, uma saia ou jardineira. Para o toque final, agora então podemos ousar nas cores e texturas dos itens mais emblemáticos do estilo country, a bota e o chapéu!

Topshop Camisa Jeans Lisa
Topshop Camisa Jeans Lisa
Schutz Bota Preta Detalhe
Schutz Bota Preta Detalhe
My Favorite Things Macacão
My Favorite Things Macacão
Schutz Bota Western
Schutz Bota Western

Moda cowgirl 2010 – 2024

Lady Gaga veste botas country, shorts jeans e camisa de flanela.
Lady Gaga para Vanity Fair Itália, 2016.
Reprodução: Pinterest
Modelo usa chapéu e cowboy e botas western, combinando com body e shorts com cinto.
Estilo country
Reprodução: Pinterest
Beyoncé usa chapéu de cowboy, camisa com gravata bolo tie e saia.
Beyoncé
Reprodução@beyonce/Instagram

Chegando à mais recente era do estilo country, notamos a escolha mais variada das peças western. Os shorts e saias, por exemplo, ficam curtos, a modelagem fica mais justa, e os decotes, mais ousados. A paleta de cores é um pouco mais sóbria e minimalista, assim deixando o destaque para as estampas e texturas.

Para conseguir um look country mais moderno, combinamos shorts e saias jeans, botas western, cintos mais pesados e camisas flanela. Ou seja, elementos clássicos combinados com elementos modernos!

Mixed Camisa Color Xadrez
Mixed Camisa Color Xadrez
Open Shorts Marrom
Open Shorts Marrom
Calvin Klein Jaqueta Jeans
Calvin Klein Jaqueta Jeans
Schutz Bota Western
Schutz Bota Western


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *