Os melhores looks da história do Met Gala

Descubra os looks mais marcantes do evento ao longo dos anos: dos vestidos esculturais aos visuais teatrais, separamos nossos favoritos.

Com origem em 1948, o Met Gala surgiu como forma de arrecadar fundos para o Costume Institute do Museu Metropolitano de Arte, em Nova York. Inicialmente, era um evento pequeno, mas ao longo dos anos tornou-se um dos mais prestigiados da indústria da moda.

Atualmente, o evento é conhecido por sua extravagância e capacidade de reunir algumas das personalidades mais influentes do mundo da moda, do entretenimento e das artes. Cada edição apresenta um tema único, ou seja, desafia participantes a incorporarem suas interpretações criativas.

Separamos abaixo os melhores looks do evento, e AQUI uma seleção inspirada nos looks mais icônicos da história do Met Gala, confira!

1. Cher – Bob Mackie (1974)

Em 1974, o tema do Met Gala foi “Romantic and Glamorous Hollywood Design”, uma homenagem aos designers que contribuíram para o glamour e o romance do cinema. A primeira celebridade de Hollywood que marcou presença no evento foi Cher, usando um vestido de Bob Mackie que então veio a ser considerado um dos mais famosos de todos os tempos!

Para a ocasião, o estilista confeccionou o vestido transparente e bordado com brilhos. Além disso, Bob Mackie adornou as mangas e a saia com penas brancas. Posteriormente, ela usou o vestido na capa da revista Time, o que fez com que a edição esgotasse quase imediatamente.

2. Sarah Jessica Parker – Alexander McQueen (2006)

Em 2006, o tema do evento era “AngloMania: Tradition and Transgression in British Fashion”. O vestido de Sarah Jessica Parker, criado pelo designer britânico Alexander McQueen, era uma peça dramática feita de tecido xadrez, uma homenagem à clássica estampa do kilt, da cultura escocesa.

Parker queria ir com o designer Alexander McQueen, embora não o conhecesse bem o suficiente na época. Quando eles finalmente chegaram juntos no Met Gala, Parker se lembra de ser “cautelosa” e “cuidadosa” perto dele. “Quanto mais tímido ele era, mais tímida eu ficava… Não foi uma noite divertida, mas porque eu estava muito nervosa.” Ela conta que ainda tem todos os alfinetes e tecidos que ele cortou de todos os acessórios.

3. Rihanna – Guo Pei (2015)

Rihanna fez história no Met Gala de 2015 com seu icônico vestido amarelo. Projetado pela estilista chinesa Guo Pei, a peça foi feita à mão, e além disso, era adornada com bordados e cauda longa que se estendia pelo tapete vermelho.

O tema era “China: Through the Looking Glass”, e o vestido de Rihanna foi a escolha perfeita para incorporar a estética chinesa de forma dramática. Posteriormente, a designer Guo Pei revelou que demorou cerca de 2 anos para terminar o vestido de 25kg!

4. Blake Lively – Versace (2018)

“Corpos Sagrados: Moda e a Imaginação Católica” foi o tema do evento em 2018, e o vestido de Blake Lively foi uma interpretação incrível do tópico. Versace projetou o vestido sob medida, apresentando uma elaborada estrutura de corpete com uma saia volumosa, adornada com joias e bordados.

O destaque do look era a coroa dourada que Blake usava, complementando o tema celestial da noite. A confecção da peça levou centenas de horas de trabalho manual, e era tão grande que a atriz precisou então alugar um ônibus de festa para chegar até o evento.

5. Zendaya – Versace (2018)

No mesmo ano, Zendaya impressionou todos no Met Gala com sua interpretação do tema, usando modelo Versace, uma obra-prima de alta-costura inspirada na icônica Joana D’Arc, mártir que lutou durante a Guerra dos Cem Anos.

Com silhueta dramática, a peça contava com uma armadura prateada que se estendia ao longo do corpo da atriz, complementada por uma saia volumosa e fluida. Os detalhes do vestido, incluindo os bordados elaborados e as aplicações de joias, demonstravam o cuidado artesanal e a atenção aos detalhes dedicados à sua criação.

6. Naomi Campbell – Valentino (2019)

Para o tema “Camp: Notes on Fashion”, Naomi Campbell optou por uma peça feita por Pierpaolo Piccioli, renomado estilista da Valentino. Uma interpretação sofisticada do tema, o vestido combinou elementos clássicos e contemporâneos, com silhueta marcante, adornada com plumas.

“Essa peça foi feita em praticamente 48 horas para o Met Ball 2019”, revelou ela. “Pierpaolo chegou no sábado, [e] desmontou completamente o vestido”, acrescenta. “Decidimos que não haveria vestido e faríamos um body. Eles são tão incríveis em seu ofício e no que fazem, Pierpaolo e sua equipe… esse [design] não existia antes”.

7. Kim Kardashian – Jean Louis (2022)

Originalmente usado por ninguém menos que Marilyn Monroe, o vestido vintage Jean Louis foi vendido em leilão pela última vez em 2016 por US$ 4,8 milhões. Kim revelou que originalmente não cabia no vestido e teve que perder 7kg para usá-lo!

Em uma de suas provas finais para o vestido, ela ainda encontrou resistência na hora de fechar o zíper, mas como qualquer alteração era proibida, a equipe teve que encontrar uma solução diferente: prender o zíper com um pedaço de barbante para mantê-lo aberto, e esconder isso colocando um casaco em volta dela – assim como o que Marilyn também usava.

8. Gisele Bündchen – Chanel (2023)

Para o tema “Karl Lagerfeld: A Line of Beauty” homenageando o estilista que faleceu em 2019, a modelo usou um lindo vestido Chanel, com tule de seda branca bordado com listras de lantejoulas. Ela acentuou o modelo com uma longa capa Chanel enfeitada com penas e camélias, ambos são da coleção Chanel Haute Couture Primavera-Verão 2007.

“Usei este vestido em um editorial de 2006 ou 2007 com [Lagerfeld], usei o mesmo vestido”, disse Bündchen. “Então, quando eu estava escolhendo um vestido, pensei nesse!”