A bolsa mais icônica da Louis Vuitton: Speedy

Muito mais do que uma bolsa, a Louis Vuitton Speedy é um verdadeiro ícone da moda que atravessa gerações! Introduzido em 1930, o modelo logo se tornou um símbolo de elegância e funcionalidade. Afinal, capturava perfeitamente o espírito da época; atendendo às necessidades de uma sociedade que pedia produtos mais práticos, que acompanhassem a rotina moderna.

Desde então, ela continua a ser uma das mais desejadas, tanto por seu design atemporal quanto por sua capacidade de se adaptar às tendências e necessidades de cada época. Mais do que nunca, percebemos como a moda é circular e recicla tendências – um ótimo exemplo para explicar a crescente busca por bolsas vintage como esta!

Pronta para descobrir por que a Speedy é o modelo mais icônico da marca? Confira:

História da bolsa

O sucesso da Speedy não é apenas uma questão de estilo, mas também de história e inovação. Inspirada pela bolsa de viagem Keepall, a Louis Vuitton concebeu a Speedy (veloz, em inglês) como uma versão compacta da mala de viagem em 1930. Assim, a grife acompanhou as mudanças no ritmo de vida das consumidoras, que começavam a valorizar a praticidade. Sua construção em lona Monogram, resistente e leve, fez dela uma escolha perfeita para viagens e uso diário, tornando-se uma peça essencial.

A bolsa ganhou ainda mais notoriedade quando Audrey Hepburn, atriz e ícone da moda, pediu uma versão menor da bolsa, resultando na criação da Speedy 25. Jackie O também frequentemente usava a sua, reforçando ainda mais seu apelo entre as mulheres da época.

Logo, o modelo surgiu como um alternativa moderna: o material é resistente como o de uma mala de viagem, mas com a praticidade de uma bolsa de mão. Não é à toa que virou a queridinha das celebridades da época: simbolizava uma nova era; feita de mulheres modernas, com rotinas agitadas, mas que não abriam mão do estilo.

Edições limitadas

Depois de anos de sucesso, a Louis Vuitton decide então reinventar as possibilidades de design da bolsa e passa a lançar edições limitadas. Feitas em colaborações com outros designers e artistas, alguns dos modelos se tornaram inclusive itens de colecionador!

À medida que a moda circular se torna cada vez mais popular, isso também facilita a dinâmica. Afinal, atualmente, com a revenda de itens usados, as bolsas de coleções limitadas são um investimento, já que valorizam ao longo do tempo. Seja pela raridade e qualidade impecável ou pelo interesse em peças vintage, sempre atrai novos compradores.

Aqui na TROC, contamos com dois modelos icônicos da marca: o primeiro, com bolinhas azuis, foi criado sob a gestão de Marc Jacobs quando a marca lançou uma coleção com Yayoi Kusama. O segundo, Speedy Ramages, é inspirado por corais marinhos laranjas e teve seu lançamento na coleção de verão limitada de 2015.

Assim, a cada colaboração, a Louis Vuitton consolidou a Speedy como uma peça essencial e versátil, capaz de se reinventar e permanecer relevante no mutável mundo da moda.

Popularidade

Assim como Audrey Hepburn e Jackie O representavam o estilo nos anos 60, celebridades influentes da atualidade também têm uma Speedy em seu armário.

Kim Kardashian já optou por um modelo de edição limitada com estampa camuflada, quando suas irmãs, Kourtney e Kendall, optaram por versões “mini” da bolsa. Angelina Jolie também é vista com seu modelo clássico e atemporal, mostrando que a peça é mesmo elegante e discreta, como o estilo da atriz.

Já Elle Fanning utiliza uma versão maior da bolsa, própria para viagens, como foi originalmente pensada. Além disso, como toque final, a peça da atriz é também personalizada com suas iniciais.

Provando que a Speedy pode ser incorporada tanto em estilos casuais quanto mais sofisticados, elas incorporam perfeitamente a bolsa como um acessório atemporal.

Onde comprar?

Agora que você já sabe mais sobre a bolsa, onde comprar sua Louis Vuitton Speedy? Na TROC, por exemplo, você encontra a melhor curadoria de peças de luxo autenticadas por um time especialista! Antes de divulgarmos as peças, submetemos todas elas por um rigoroso processo de 10 pontos de contato, garantindo sua verificação.

Examinamos detalhes como materiais, acabamento e marca registrada, para garantir que você esteja adquirindo uma peça genuína. Além disso, utilizamos tecnologia avançada, como a ferramenta Entrupy, que através de inteligência artificial e aprendizado de máquina analisa detalhes microscópicos da peça, verificando sua autenticidade com precisão. Pronta para comprar sua Louis Vuitton Speedy? Confira a seleção completa da marca AQUI!