O modelo “Hula Hoop” (ou bambolê) fez sucesso até com as Kardashians! Vem saber tudo sobre esta bolsa Chanel icônica – incluindo preço e onde comprar…
História de Coco Chanel
Sinônimo de alta-costura e das bolsas mais desejadas do mundo, a Maison francesa revolucionou a moda e segue fazendo história. Para falar da marca, é preciso antes falar da estilista: Coco Chanel (nascida Gabrielle Bonheur Chanel) não teve uma infância fácil. Aos 12 anos, sua mãe faleceu e seu pai a deixou em um orfanato de freiras, onde ela então aprendeu a costurar.
Aos 18 anos, Chanel enfim começa a trabalhar como costureira durante o dia e como cantora em cafés-concerto durante a noite. Ao ser inserida na sociedade francesa através do entretenimento, ela conhece seu primeiro namorado: um herdeiro e ex-oficial da cavalaria, com quem morou durante três anos. Neste período, ela foi apresentada à uma vida de extravagância, com diamantes, vestidos e pérolas.
Dentro deste mesmo círculo social, Chanel conheceu diversos membros da alta sociedade, incluindo seu próximo namorado, o britânico Arthur Capel. Foi ele quem a incentivou a abrir suas primeiras lojas. Finalmente, em 1912, ela consegue emplacar um de seus chapéus numa peça de teatro estrelando a atriz Gabrielle Dorziat, conhecida por usar as roupas do maior costureiro da Rue de la Paix.
Essência do estilo Chanel
Em 1913, Chanel inventa a moda esportiva, inspirada pelas roupas dos pescadores da Normandia e utilizando o tricô, que até então era considerado um tecido “indigno”, utilizado apenas para roupas de baixo.
Chanel também insere na moda o tecido jérsei, feito de malha e muito maleável, flexível – assim libertando o corpo feminino e trazendo mais conforto. Esse olhar único para estilos e materiais que eram antes negligenciados é a base do estilo Chanel.
Após a morte de Coco Chanel, a marca ficou sob o domínio de seu sócio, Pierre Wertheimer, cujos netos assumiram a diretoria e contrataram o estilista Karl Lagerfeld em 1974. Lagerfeld foi fundamental para manter a marca em relevância, então ajudando a Chanel a reestabelecer sua posição como uma das maiores marcas de moda.
O designer alemão conseguiu manter o estilo clássico da grife e inovar ao mesmo tempo, mantendo os elementos clássicos Chanel mas realizando algumas mudanças, como por exemplo: diminuindo e apertando as saias, aumentando os saltos, diminuindo ou aumentando os acessórios de acordo com as tendências, ousando com novidades, entre outros.
Até hoje, o estilo da marca é icônico e conhecido por elementos como: conservadorismo, combinações preto e branco, tecido tweed, muitas pérolas e é claro, as bolsas icônicas!
Bolsa Hula Hoop
Apresentada ao mundo pela primeira vez na Paris Fashion Week edição Primavera/Verão de 2013, a Hula Hoop impressionou logo de cara. Não só pelo seu tamanho (uma das versões apresentada no desfile tinha cerca de 76cm!), mas também pelo seu design inovador.
Inicialmente, a marca havia divulgado que as bolsas não estariam disponíveis para compra, mas depois do sucesso inesperado, fez algumas unidades. Atualmente, o modelo é super exclusivo e considerado uma raridade no mundo da moda.
Seu nome, “Hula Hoop” (ou bambolê, em inglês) foi escolhido pelo próprio Karl Lagerfeld, que em 2013 ainda estava à frente da direção criativa da maison. Ao explicar a utilidade da peça maior, Karl então afirmou que a bolsa era a escolha perfeita para ir à praia, podendo levar tudo o que precisamos, inclusive pendurando uma toalha de banho na alça.
Em tamanhos menores (e mais práticos), o design da bolsa traz um toque super divertido para a peça, mas sem perder os elementos clássicos Chanel: costura matelassê, fecho com o logo da marca, e alça em couro.
A costura matelassê compõe uma textura clássica e elegante, oferecendo sensação de tecido macio e acolchoado, já que em francês, o termo significa “acolchoado”. Além da estética, o combo de costura e tecido resulta em uma resistência maior. Nesta bolsa, o couro utilizado é o lambskin (pele de cordeiro), que é mais macio e liso, dando um ar ainda mais delicado para a peça.
Kardashians e a bolsa Chanel icônica
E é claro que as Kardashians não ficariam de fora! A Hula Hoop também faz sucesso na família, agradando desde a matriarca Kris Jenner até a geração mais nova, como a de Penelope Disick, filha de Kourtney Kardashian.
Depois de ser vista experimentando o modelo Hula Hoop grande, parece que Kris Jenner optou mesmo foi pela opção de tamanho médio. Já sua filha, Kourtney Kardashian, opta por um modelo de mesmo tamanho, mas amarelo, para dar destaque ao look. E no intuito de fazer a moda circular, até Penelope Disick, sua filha de 11 anos, já foi vista utilizando a bolsa Chanel icônica.
Em foto no Instagram, a socialite escreve “combinando” para descrever o look final com vestido de mesma cor.
Onde encontrar a Hula Hoop?
Por ser um modelo icônico e ter pouquíssimas unidades produzidas, as bolsas Hula Hoop se tornaram um item extremamente raro, sendo praticamente impossíveis de encontrar. E é claro que as poucas peças que existem já passaram por alguma dona; ou seja, todas as opções disponíveis no mercado são de secondhand.
Este é um exemplo perfeito da importância da moda sustentável e circular. Afinal, este o único caminho possível para tornar a indústria da moda menos poluente, além de ser também a única maneira de adquirir certas peças vintage.
Além disso, peças icônicas como a bolsa Hula Hoop são inclusive consideradas um investimento, sabendo que são itens raros e com o tempo, sempre valorizam.
Em sites estrangeiros, por exemplo, é possível encontrar os modelos menores por cerca de US$5.900, equivalente à cerca de R$29.000. Já para os modelos médios, alguns sites anunciam a peça por até US$10.100, cerca de R$49.951 – tudo isso sem contar custos de importação e envio! Já em sites nacionais, os únicos modelos disponíveis são aqui da TROC – e por um preço bem melhor. Confira:
Aqui na TROC, o modelo pequeno sai por R$28.150, e o médio, R$31.650.
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E se você quiser dar uma olhada em bolsas parecidas, separamos uma seleção especial aqui pra você se inspirar. Te espero lá!