Stella McCartney lança o primeiro jeans biodegradável do mundo na moda

A estilista britânica Stella Mccartney surpreendeu ao introduzir em sua coleção o primeiro jeans stretch biodegradável do mundo. Além disso, a coleção pre-fall 2020 da estilista, contou com algodão orgânico, viscose e lã sustentáveis, nylon e poliéster reciclado e couro vegano.

Uma das peças em jeans biodegradável de Stella McCartney para o pre-fall 2020 (Foto: Divulgação)
Jeans biodegradável de Stella McCartney para o pre-fall 2020 (Foto: Divulgação)

A coleção, segundo a estilista, aborda a reconstrução do clássico e do vintage, tornando-os atemporais. Deste modo, cores mais sóbrias e sólidas compõem a coleção. Trazendo também franjas e texturas plissadas e um grande destaque para o oversized.

Ademais, o jeans biodegradável foi criado a partir de algodão orgânico, sem plásticos e borrachas à base de gasolina. Sendo então, o resultado da parceria com a Candiani, marca italiana responsável pela tecnologia Coreva Stretch do material.

Contudo, o jeans aparecerá novamente em dez peças que serão desfiladas em fevereiro, na próxima semana de moda de Paris.

Stella McCartney e a moda sustentável

Antes mesmo da sustentabilidade ser uma pauta na moda, Stella McCartney sempre se mostrou à frente em relação à concorrência. Filha de Linda e Paul Mccartney, a estilista traz do berço a influência do ativismo em prol dos animais e o vegetarianismo. Sendo assim, Stella não faz uso de pele ou couro em suas coleções, dando total preferência à materiais sustentáveis.

Isto, que iniciou em sua segunda coleção em 2001 com o uso do algodão orgânico, evoluiu para outros materiais com o passar dos anos. Portanto, hoje cerca de metade das coleções de Stella McCartney é feita com materiais sustentáveis, o que gera um grande impacto nos números de desperdício de água e resíduos da indústria.

TROC IDEIAS