O Que é Fashion Revolution?

As notícias rotineiras sobre a exploração da indústria têxtil em aspectos ambientais e sociais, só aumentam a nossa ânsia por mudanças e soluções. A discussão em busca de transparência, ética e responsabilidade social vem crescendo nesses últimos anos graças ao movimento global Fashion Revolution.

Se você já ouviu falar sobre o Fashion Revololution e não faz a menor ideia do que significa, fica tranquilo que nós vamos te explicar.

Como Surgiu?

O movimento surgiu após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, no ano de 2013. O acidente aconteceu no dia 24 de abril, deixando mais de 2.500 feridos e causando a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção. Além disso, as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão. Sendo assim, a tragédia é considerada uma das maiores da indústria da moda na atualidade.

Trabalhadores nos escombros de Rana Plaza em 24 de abril de 2013
Parentes choram por seus entes queridos presos no prédio Rana Plaza, em 24 de abril de 2013

Com isso, um conselho global de profissionais da moda se sensibilizou com o desabamento e criou o movimento com a proposta de repensar as práticas da indústria da moda, aumentando a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo.

Como Atua?

Deste modo, o movimento global está em mais de 100 países, e segundo Lola Young – criadora do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Ética e Sustentabilidade na Moda no Reino Unido – “O Fashion Revolution promete ser uma das poucas campanhas verdadeiramente globais a surgir neste século”.

E como forma de lembrar e repensar a tragédia ocorrida, a semana do dia 24 de abril tornou-se a Fashion Revolution Week, que conta com atividades, oficinas e palestras voltadas a moda sustentável, com o intuito de promover uma mudança de mentalidade e comportamento em consumidores e profissionais da moda.

Portanto, uma conscientização em relação aos impactos gerados pela indústria da moda é o primeiro passo para uma transformação. Contudo, isto só será possível através do engajamento como um todo, envolvendo indústria, designers e consumidores.

Fashion Revolution Brasil

No Brasil, o movimento atua há 5 anos, e este ano a Semana Fashion Revolution acontecerá em 29 cidades entre os dias 22 à 28 de abril. Em Curitiba a semana é composta por mais de 40 atividades.

Contudo, a TROC, como o maior brechó online do Brasil, está interligada ao Fashion Revolution. No evento, a empresa agregará para a discussão e conscientização dos consumidores a respeito do descarte de peças. Deste modo, oferecendo opções para o crescimento do mercado de second-hand e incentivando seu consumo.

Sendo assim, alinhada ao movimento, a TROC participará da abertura da semana Fashion Revolution, e também abrirá suas portas para uma visita técnica que acontecerá no dia 24/04.

Escrito por Ana Cláudia

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