3 dicas para consumir de maneira consciente

O dia 15 de outubro foi a data escolhida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009 como o Dia do Consumo Consciente. Isto, para a conscientização e alerta do público para questões causadas pela produção e consumo excessivo. Entretanto, vivenciamos por tantos anos uma cultura de consumo descontrolado e exagerado, que quando pensamos em consumo consciente normalmente surgem muitas dúvidas. Deste modo, separamos 3 dicas que podem te ajudar a consumir moda de forma consciente.

Informação

O primeiro passo para o consumo consciente é sem dúvidas se informar! É importante saber a procedência do produto, e assim consequentemente, saber os impactos que sua produção gera ambiental e socialmente. Mas por que preciso dessas informações? Ao adquirir um produto sem conhecer sua procedência, podemos estar compactuando e investindo em marcas que possuem exploração da mão de obra, exploração animal, trabalho infantil ou que geram grandes danos ao meio ambiente. Afinal, para onde queremos destinar nosso dinheiro?

“quem fez suas roupas?”

Reduza!

Por que eu estou comprando? O que estou comprando? Como estou comprando esse item? Com o que eu posso usar esse produto? Essas são algumas das questões que podem nos ajudar a não fazer compras desnecessárias, ou seja, reduzir! No caso da moda, levar em consideração o que já temos no closet e se a peça possibilita composições diversas é essencial. Além disso, investir em peças de qualidade, que sejam duráveis, e dar atenção aos cuidados necessários da peça também ajuda na redução do consumo.

Exemplo de planejamento baseado em paleta de cores
fonte: pinterest

Reutilize!

No ultimo ano eu usei essa peça? Não? Pois, existem várias possibilidades na hora de reutilizar suas peças. Isso vai desde customização e upcycling até dar novos destinos para as peças que não queremos mais. Precisamos mudar essa mentalidade de que roupa usada é lixo. Mas por que?

A industria da moda é a segunda indústria que mais polui. Isso, envolve gasto excessivo de água, emissão de gases e também descarte de resíduos sólidos. O que inclui essas peças que as pessoas descartam como lixo. Mas o que fazer com as roupas que não uso mais? As possibilidades caminham dentre doações e campanhas (como a campanha do agasalho), bazares de troca ou de garagem e também os brechós.

Assim, como o maior brechó online do país, a TROC é responsável por aumentar a vida útil de milhares de peças que seriam descartadas. Dando a possibilidade de compra e venda de peças usadas de marcas Premium e Luxo. E fazendo assim o consumo consciente acontecer!

TROC IDEIAS